Ebook ICI®: Um novo olhar e um novo norte para a Gestão e para as Políticas Públicas.
Conteúdos
Ver tod0sPortfólio
Ver todos
RE/MAX Brasil
Peixoto Accyoli, Presidente e CEO da RE/MAX Brasil, compartilha os resultados que a empresa alcançou a partir da contratação do PAEX - Parceiros para Excelência, um programa da FDC voltado para mudar o patamar de competitividade das médias empresas.


Desde 2016, a Transpetro tem um contrato voltado para desenvolvimento educacional com a FDC. Realizamos diferentes programas estratégicos de desenvolvimento gerencial e de liderança. As soluções são customizadas, montadas de acordo com as necessidades imediatas. Hoje, os maiores desafios são a passagem de um ambiente de monopólio para mercado e as transformações digitais.


O Programa de Desenvolvimento de Líderes da Sabesp parte da definição do perfil de liderança e propõe um processo de mapeamento de candidatos. É dividido em fases: primeiro, os participantes têm acesso aos conceitos fundamentais. Depois, são divididos em turmas de acordo com o pipeline de liderança da organização para se desenvolverem. 350 participantes ainda vão para um processo de coaching.


A Petrobras tem uma parceria de longa data com a FDC para o desenvolvimento de seus colaboradores. Nossos Programas de longa duração, como MBA e Especialização, assim como Programas executivos de curta duração, são muito procurados por gestores da empresa. O desafio atual é o desenvolvimento do Programa in company da Petrobras, voltado para todos os níveis de liderança.


Quando foi eleito, o governador Ratinho Júnior solicitou à FDC apoio para a definição de uma nova estrutura organizacional para seu mandato, alinhada ao Plano de Governo proposto. Além de buscar uma estrutura mais eficiente, promovendo a melhoria dos serviços prestados pelo Estado, o projeto também auxiliou o governador na definição das suas lideranças e competências requeridas.


Desde 2017, a FDC apoia o processo de capacitação das lideranças da Anatel. Distribuído em três trilhas de desenvolvimento gerencial, a metodologia se articula de forma complementar, trazendo a experimentação de modernas ferramentas e técnicas de gestão. Em 2021, o programa passou a ser 100% on-line.


A FDC recebeu o desafio de mudar o patamar de atuação do nível gerencial do BNDES, passando do status de técnicos de excelência para gestores e líderes. Foram cerca de 500 pessoas treinadas em dois anos. O programa abordou módulos de autoconhecimento, liderança, gestão de equipes, estratégia e relacionamento. Indicadores de resultados tanto qualitativos quanto quantitativos comprovaram o sucesso do PDG.


O Programa de Desenvolvimento da Alta Liderança do Estado do Rio Grande do Sul tinha o objetivo de aprimorar competências dos servidores. A FDC desenvolveu uma metodologia baseada no conceito de pipeline. Com líderes em diferentes níveis, graus de complexidade e desafios, o Programa foi estruturado em 3 trilhas: Governador e Secretários; Secretários Adjuntos e Subsecretários; Servidores da Seplag.


A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.