Ebook ICI®: Um novo olhar e um novo norte para a Gestão e para as Políticas Públicas.
Conteúdos
Ver tod0sPortfólio
Ver todos
Global Química & Moda
Felipe Sanchez, sócio-fundador e CEO da Global Química & Moda, compartilha os frutos da parceria com a FDC e conta como foi possível alcançar uma evolução significativa no modelo de gestão da empresa com o programa PAEX - Parceiros para Excelência.
O Estado de Sergipe tinha o desafio de repensar sua economia, mapeando novas vocações e diversificando a matriz econômica. A FDC elaborou um Plano de Desenvolvimento de longo prazo, a partir de diálogos envolvendo stakeholders e análise documental de experiências anteriores. A partir disso, compreendemos o papel de uma governança multiatores como fator de sucesso para o projeto.
Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.
Quando foi eleito, o governador Ratinho Júnior solicitou à FDC apoio para a definição de uma nova estrutura organizacional para seu mandato, alinhada ao Plano de Governo proposto. Além de buscar uma estrutura mais eficiente, promovendo a melhoria dos serviços prestados pelo Estado, o projeto também auxiliou o governador na definição das suas lideranças e competências requeridas.
A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.
O Ministério da Infraestrutura convidou a FDC para uma parceria no desenvolvimento de sua alta liderança. Criamos um programa focado em priorizar as ações estratégicas do Ministério, discutindo formas de financiamento e captação de recursos e como liderar essas ações. Em todos os encontros, o secretário executivo, Marcelo Sampaio, entre outras lideranças do MInfra, participaram ativamente.
A Anvisa procurou a FDC para desenhar o Programa de Desenvolvimento de Líderes. Desde então, apoiamos sua aplicação e atualização. A metodologia é focada em competências de gestão de pessoas e comunicação interinstitucional, entre pares e com liderados. Em 2020, revisamos o Programa e incluímos um módulo específico de gestão do desempenho baseado em competências no contexto home office.
A FDC recebeu o desafio de mudar o patamar de atuação do nível gerencial do BNDES, passando do status de técnicos de excelência para gestores e líderes. Foram cerca de 500 pessoas treinadas em dois anos. O programa abordou módulos de autoconhecimento, liderança, gestão de equipes, estratégia e relacionamento. Indicadores de resultados tanto qualitativos quanto quantitativos comprovaram o sucesso do PDG.
Desde 2016, a Transpetro tem um contrato voltado para desenvolvimento educacional com a FDC. Realizamos diferentes programas estratégicos de desenvolvimento gerencial e de liderança. As soluções são customizadas, montadas de acordo com as necessidades imediatas. Hoje, os maiores desafios são a passagem de um ambiente de monopólio para mercado e as transformações digitais.