O Programa de Desenvolvimento da Alta Liderança do Estado do Rio Grande do Sul tinha o objetivo de aprimorar competências dos servidores. A FDC desenvolveu uma metodologia baseada no conceito de pipeline. Com líderes em diferentes níveis, graus de complexidade e desafios, o Programa foi estruturado em 3 trilhas: Governador e Secretários; Secretários Adjuntos e Subsecretários; Servidores da Seplag.
A Petrobras tem uma parceria de longa data com a FDC para o desenvolvimento de seus colaboradores. Nossos Programas de longa duração, como MBA e Especialização, assim como Programas executivos de curta duração, são muito procurados por gestores da empresa. O desafio atual é o desenvolvimento do Programa in company da Petrobras, voltado para todos os níveis de liderança.
O Estado de Sergipe tinha o desafio de repensar sua economia, mapeando novas vocações e diversificando a matriz econômica. A FDC elaborou um Plano de Desenvolvimento de longo prazo, a partir de diálogos envolvendo stakeholders e análise documental de experiências anteriores. A partir disso, compreendemos o papel de uma governança multiatores como fator de sucesso para o projeto.
A Anvisa procurou a FDC para desenhar o Programa de Desenvolvimento de Líderes. Desde então, apoiamos sua aplicação e atualização. A metodologia é focada em competências de gestão de pessoas e comunicação interinstitucional, entre pares e com liderados. Em 2020, revisamos o Programa e incluímos um módulo específico de gestão do desempenho baseado em competências no contexto home office.
A ANM passou a ser uma agência reguladora e precisou implementar mudanças em seu modelo de gestão. A FDC preparou as lideranças para esse momento e também facilitou a elaboração do primeiro planejamento estratégico, a revisão dos processos críticos e a reelaboração da arquitetura organizacional. Agora, a parceria segue com o amadurecimento da gestão e o acompanhamento dos projetos.
Desde 2016, a Transpetro tem um contrato voltado para desenvolvimento educacional com a FDC. Realizamos diferentes programas estratégicos de desenvolvimento gerencial e de liderança. As soluções são customizadas, montadas de acordo com as necessidades imediatas. Hoje, os maiores desafios são a passagem de um ambiente de monopólio para mercado e as transformações digitais.
Desde 2017, a FDC apoia o processo de capacitação das lideranças da Anatel. Distribuído em três trilhas de desenvolvimento gerencial, a metodologia se articula de forma complementar, trazendo a experimentação de modernas ferramentas e técnicas de gestão. Em 2021, o programa passou a ser 100% on-line.
O Programa de Desenvolvimento de Líderes da Sabesp parte da definição do perfil de liderança e propõe um processo de mapeamento de candidatos. É dividido em fases: primeiro, os participantes têm acesso aos conceitos fundamentais. Depois, são divididos em turmas de acordo com o pipeline de liderança da organização para se desenvolverem. 350 participantes ainda vão para um processo de coaching.
O Ministério da Saúde vivia o desafio de capacitar e desenvolver profissionais da saúde em um contexto pandêmico. Em parceria com a FDC, criou o Programa “Gestão em Tempos de Crise”. 100% on-line e customizado, o projeto abordou conteúdos nas áreas de estratégia, transformação digital, liderança e governança colaborativa, desenvolvendo novos aprendizados e competências.
Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.
O Ministério da Infraestrutura convidou a FDC para uma parceria no desenvolvimento de sua alta liderança. Criamos um programa focado em priorizar as ações estratégicas do Ministério, discutindo formas de financiamento e captação de recursos e como liderar essas ações. Em todos os encontros, o secretário executivo, Marcelo Sampaio, entre outras lideranças do MInfra, participaram ativamente.
O TJMT tinha como objetivo desenvolver a liderança intermediária da instituição. Em parceria com a FDC, criou o Programa de Desenvolvimento das Lideranças, preparando-as para atuarem de forma ativa na melhoria institucional. Retomado em 2021, de forma on-line, conta com um fórum, no qual os participantes poderão compartilhar iniciativas conduzidas a partir das habilidades desenvolvidas no Programa.
A Receita Federal do Brasil (RFB) tem o desafio de preparar suas lideranças para os obstáculos estratégicos nas diferentes regionais do Brasil. A FDC é parceira da instituição, desenvolvendo Soluções Educacionais que provocam esses gestores por meio de novos conceitos e aprendizados, deixando-os preparados para contextos desafiadores impostos pela Administração Pública.
A FDC recebeu o desafio de mudar o patamar de atuação do nível gerencial do BNDES, passando do status de técnicos de excelência para gestores e líderes. Foram cerca de 500 pessoas treinadas em dois anos. O programa abordou módulos de autoconhecimento, liderança, gestão de equipes, estratégia e relacionamento. Indicadores de resultados tanto qualitativos quanto quantitativos comprovaram o sucesso do PDG.
Acompanhando as mudanças do setor bancário, o Banco do Nordeste procurou a FDC para desenhar e conduzir um programa de sensibilização de toda a equipe. O objetivo era deixar o grupo a par dos impactos da transformação digital e mostrar como o Banco podia se preparar e atuar como protagonista.
A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.
O Sistema Sebrae tinha o objetivo de elaborar um planejamento estratégico, considerando os desafios colocados para a organização e permitindo que as unidades federativas também utilizassem os direcionamentos regionalmente. A FDC fez parte do projeto com um método participativo, reunindo as UFs e o Sebrae Nacional. O planejamento foi apresentado e validado com os 84 dirigentes da instituição.
Quando foi eleito, o governador Ratinho Júnior solicitou à FDC apoio para a definição de uma nova estrutura organizacional para seu mandato, alinhada ao Plano de Governo proposto. Além de buscar uma estrutura mais eficiente, promovendo a melhoria dos serviços prestados pelo Estado, o projeto também auxiliou o governador na definição das suas lideranças e competências requeridas.
Diante de mudanças e desafios estratégicos, a Cemig realizou, em parceria com a FDC, um Programa de Especialização em Gestão de Negócios. O Programa é voltado para líderes e talentos e tem o propósito de alavancar competências para contribuir no desenvolvimento da organização. Além disso, contempla também o uso de metodologias ágeis para endereçar questões estratégicas do negócio.