Ebook ICI®: Um novo olhar e um novo norte para a Gestão e para as Políticas Públicas.
Soluções para Organizações
Ver todasSoluções para Indivíduos
Ver todas
Global Química & Moda
Felipe Sanchez, sócio-fundador e CEO da Global Química & Moda, compartilha os frutos da parceria com a FDC e conta como foi possível alcançar uma evolução significativa no modelo de gestão da empresa com o programa PAEX - Parceiros para Excelência.


A ANM passou a ser uma agência reguladora e precisou implementar mudanças em seu modelo de gestão. A FDC preparou as lideranças para esse momento e também facilitou a elaboração do primeiro planejamento estratégico, a revisão dos processos críticos e a reelaboração da arquitetura organizacional. Agora, a parceria segue com o amadurecimento da gestão e o acompanhamento dos projetos.


O TJMT tinha como objetivo desenvolver a liderança intermediária da instituição. Em parceria com a FDC, criou o Programa de Desenvolvimento das Lideranças, preparando-as para atuarem de forma ativa na melhoria institucional. Retomado em 2021, de forma on-line, conta com um fórum, no qual os participantes poderão compartilhar iniciativas conduzidas a partir das habilidades desenvolvidas no Programa.


Desde 2017, a FDC apoia o processo de capacitação das lideranças da Anatel. Distribuído em três trilhas de desenvolvimento gerencial, a metodologia se articula de forma complementar, trazendo a experimentação de modernas ferramentas e técnicas de gestão. Em 2021, o programa passou a ser 100% on-line.


A Receita Federal do Brasil (RFB) tem o desafio de preparar suas lideranças para os obstáculos estratégicos nas diferentes regionais do Brasil. A FDC é parceira da instituição, desenvolvendo Soluções Educacionais que provocam esses gestores por meio de novos conceitos e aprendizados, deixando-os preparados para contextos desafiadores impostos pela Administração Pública.


Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.


A FDC recebeu o desafio de mudar o patamar de atuação do nível gerencial do BNDES, passando do status de técnicos de excelência para gestores e líderes. Foram cerca de 500 pessoas treinadas em dois anos. O programa abordou módulos de autoconhecimento, liderança, gestão de equipes, estratégia e relacionamento. Indicadores de resultados tanto qualitativos quanto quantitativos comprovaram o sucesso do PDG.


O Ministério da Saúde vivia o desafio de capacitar e desenvolver profissionais da saúde em um contexto pandêmico. Em parceria com a FDC, criou o Programa “Gestão em Tempos de Crise”. 100% on-line e customizado, o projeto abordou conteúdos nas áreas de estratégia, transformação digital, liderança e governança colaborativa, desenvolvendo novos aprendizados e competências.


A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.