Ebook ICI®: Um novo olhar e um novo norte para a Gestão e para as Políticas Públicas.
Soluções para Organizações
Ver todasSoluções para Indivíduos
Ver todas
Global Química & Moda
Felipe Sanchez, sócio-fundador e CEO da Global Química & Moda, compartilha os frutos da parceria com a FDC e conta como foi possível alcançar uma evolução significativa no modelo de gestão da empresa com o programa PAEX - Parceiros para Excelência.


O Sistema Sebrae tinha o objetivo de elaborar um planejamento estratégico, considerando os desafios colocados para a organização e permitindo que as unidades federativas também utilizassem os direcionamentos regionalmente. A FDC fez parte do projeto com um método participativo, reunindo as UFs e o Sebrae Nacional. O planejamento foi apresentado e validado com os 84 dirigentes da instituição.


A FDC recebeu o desafio de mudar o patamar de atuação do nível gerencial do BNDES, passando do status de técnicos de excelência para gestores e líderes. Foram cerca de 500 pessoas treinadas em dois anos. O programa abordou módulos de autoconhecimento, liderança, gestão de equipes, estratégia e relacionamento. Indicadores de resultados tanto qualitativos quanto quantitativos comprovaram o sucesso do PDG.


O Programa de Desenvolvimento de Líderes da Sabesp parte da definição do perfil de liderança e propõe um processo de mapeamento de candidatos. É dividido em fases: primeiro, os participantes têm acesso aos conceitos fundamentais. Depois, são divididos em turmas de acordo com o pipeline de liderança da organização para se desenvolverem. 350 participantes ainda vão para um processo de coaching.


Diante de mudanças e desafios estratégicos, a Cemig realizou, em parceria com a FDC, um Programa de Especialização em Gestão de Negócios. O Programa é voltado para líderes e talentos e tem o propósito de alavancar competências para contribuir no desenvolvimento da organização. Além disso, contempla também o uso de metodologias ágeis para endereçar questões estratégicas do negócio.


A Receita Federal do Brasil (RFB) tem o desafio de preparar suas lideranças para os obstáculos estratégicos nas diferentes regionais do Brasil. A FDC é parceira da instituição, desenvolvendo Soluções Educacionais que provocam esses gestores por meio de novos conceitos e aprendizados, deixando-os preparados para contextos desafiadores impostos pela Administração Pública.


O Estado de Sergipe tinha o desafio de repensar sua economia, mapeando novas vocações e diversificando a matriz econômica. A FDC elaborou um Plano de Desenvolvimento de longo prazo, a partir de diálogos envolvendo stakeholders e análise documental de experiências anteriores. A partir disso, compreendemos o papel de uma governança multiatores como fator de sucesso para o projeto.


O Ministério da Saúde vivia o desafio de capacitar e desenvolver profissionais da saúde em um contexto pandêmico. Em parceria com a FDC, criou o Programa “Gestão em Tempos de Crise”. 100% on-line e customizado, o projeto abordou conteúdos nas áreas de estratégia, transformação digital, liderança e governança colaborativa, desenvolvendo novos aprendizados e competências.


Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.