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Sakura Alimentos
Renato Nakaya, sócio-fundador e chairman do Conselho de Administração da Sakura, e Roberto Otake, CEO, falam sobre o papel da FDC durante a estruturação do planejamento estratégico da empresa e na preparação e desenvolvimento de seus executivos.


O Programa de Desenvolvimento da Alta Liderança do Estado do Rio Grande do Sul tinha o objetivo de aprimorar competências dos servidores. A FDC desenvolveu uma metodologia baseada no conceito de pipeline. Com líderes em diferentes níveis, graus de complexidade e desafios, o Programa foi estruturado em 3 trilhas: Governador e Secretários; Secretários Adjuntos e Subsecretários; Servidores da Seplag.


O TJMT tinha como objetivo desenvolver a liderança intermediária da instituição. Em parceria com a FDC, criou o Programa de Desenvolvimento das Lideranças, preparando-as para atuarem de forma ativa na melhoria institucional. Retomado em 2021, de forma on-line, conta com um fórum, no qual os participantes poderão compartilhar iniciativas conduzidas a partir das habilidades desenvolvidas no Programa.


A ANM passou a ser uma agência reguladora e precisou implementar mudanças em seu modelo de gestão. A FDC preparou as lideranças para esse momento e também facilitou a elaboração do primeiro planejamento estratégico, a revisão dos processos críticos e a reelaboração da arquitetura organizacional. Agora, a parceria segue com o amadurecimento da gestão e o acompanhamento dos projetos.


Desde 2016, a Transpetro tem um contrato voltado para desenvolvimento educacional com a FDC. Realizamos diferentes programas estratégicos de desenvolvimento gerencial e de liderança. As soluções são customizadas, montadas de acordo com as necessidades imediatas. Hoje, os maiores desafios são a passagem de um ambiente de monopólio para mercado e as transformações digitais.


Acompanhando as mudanças do setor bancário, o Banco do Nordeste procurou a FDC para desenhar e conduzir um programa de sensibilização de toda a equipe. O objetivo era deixar o grupo a par dos impactos da transformação digital e mostrar como o Banco podia se preparar e atuar como protagonista.


Quando foi eleito, o governador Ratinho Júnior solicitou à FDC apoio para a definição de uma nova estrutura organizacional para seu mandato, alinhada ao Plano de Governo proposto. Além de buscar uma estrutura mais eficiente, promovendo a melhoria dos serviços prestados pelo Estado, o projeto também auxiliou o governador na definição das suas lideranças e competências requeridas.


Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.


A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.