Ebook ICI®: Um novo olhar e um novo norte para a Gestão e para as Políticas Públicas.
Soluções para Organizações
Ver todasSoluções para Indivíduos
Ver todas
WDC Networks
Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks, comenta sobre a mudança no posicionamento estratégico da empresa e ressalta os aprendizados e as melhorias nos resultados da organização após a parceria com a FDC, por meio do programa PAEX.


Diante de mudanças e desafios estratégicos, a Cemig realizou, em parceria com a FDC, um Programa de Especialização em Gestão de Negócios. O Programa é voltado para líderes e talentos e tem o propósito de alavancar competências para contribuir no desenvolvimento da organização. Além disso, contempla também o uso de metodologias ágeis para endereçar questões estratégicas do negócio.


Desde 2017, a FDC apoia o processo de capacitação das lideranças da Anatel. Distribuído em três trilhas de desenvolvimento gerencial, a metodologia se articula de forma complementar, trazendo a experimentação de modernas ferramentas e técnicas de gestão. Em 2021, o programa passou a ser 100% on-line.


Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.


Acompanhando as mudanças do setor bancário, o Banco do Nordeste procurou a FDC para desenhar e conduzir um programa de sensibilização de toda a equipe. O objetivo era deixar o grupo a par dos impactos da transformação digital e mostrar como o Banco podia se preparar e atuar como protagonista.


Quando foi eleito, o governador Ratinho Júnior solicitou à FDC apoio para a definição de uma nova estrutura organizacional para seu mandato, alinhada ao Plano de Governo proposto. Além de buscar uma estrutura mais eficiente, promovendo a melhoria dos serviços prestados pelo Estado, o projeto também auxiliou o governador na definição das suas lideranças e competências requeridas.


O Ministério da Saúde vivia o desafio de capacitar e desenvolver profissionais da saúde em um contexto pandêmico. Em parceria com a FDC, criou o Programa “Gestão em Tempos de Crise”. 100% on-line e customizado, o projeto abordou conteúdos nas áreas de estratégia, transformação digital, liderança e governança colaborativa, desenvolvendo novos aprendizados e competências.


A Anvisa procurou a FDC para desenhar o Programa de Desenvolvimento de Líderes. Desde então, apoiamos sua aplicação e atualização. A metodologia é focada em competências de gestão de pessoas e comunicação interinstitucional, entre pares e com liderados. Em 2020, revisamos o Programa e incluímos um módulo específico de gestão do desempenho baseado em competências no contexto home office.


O TJMT tinha como objetivo desenvolver a liderança intermediária da instituição. Em parceria com a FDC, criou o Programa de Desenvolvimento das Lideranças, preparando-as para atuarem de forma ativa na melhoria institucional. Retomado em 2021, de forma on-line, conta com um fórum, no qual os participantes poderão compartilhar iniciativas conduzidas a partir das habilidades desenvolvidas no Programa.