Ebook ICI®: Um novo olhar e um novo norte para a Gestão e para as Políticas Públicas.
Conteúdos
Ver tod0sPortfólio
Ver todos
WDC Networks
Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks, comenta sobre a mudança no posicionamento estratégico da empresa e ressalta os aprendizados e as melhorias nos resultados da organização após a parceria com a FDC, por meio do programa PAEX.


A Receita Federal do Brasil (RFB) tem o desafio de preparar suas lideranças para os obstáculos estratégicos nas diferentes regionais do Brasil. A FDC é parceira da instituição, desenvolvendo Soluções Educacionais que provocam esses gestores por meio de novos conceitos e aprendizados, deixando-os preparados para contextos desafiadores impostos pela Administração Pública.


A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.


Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.


A ANM passou a ser uma agência reguladora e precisou implementar mudanças em seu modelo de gestão. A FDC preparou as lideranças para esse momento e também facilitou a elaboração do primeiro planejamento estratégico, a revisão dos processos críticos e a reelaboração da arquitetura organizacional. Agora, a parceria segue com o amadurecimento da gestão e o acompanhamento dos projetos.


A Anvisa procurou a FDC para desenhar o Programa de Desenvolvimento de Líderes. Desde então, apoiamos sua aplicação e atualização. A metodologia é focada em competências de gestão de pessoas e comunicação interinstitucional, entre pares e com liderados. Em 2020, revisamos o Programa e incluímos um módulo específico de gestão do desempenho baseado em competências no contexto home office.


O Programa de Desenvolvimento da Alta Liderança do Estado do Rio Grande do Sul tinha o objetivo de aprimorar competências dos servidores. A FDC desenvolveu uma metodologia baseada no conceito de pipeline. Com líderes em diferentes níveis, graus de complexidade e desafios, o Programa foi estruturado em 3 trilhas: Governador e Secretários; Secretários Adjuntos e Subsecretários; Servidores da Seplag.


O Estado de Sergipe tinha o desafio de repensar sua economia, mapeando novas vocações e diversificando a matriz econômica. A FDC elaborou um Plano de Desenvolvimento de longo prazo, a partir de diálogos envolvendo stakeholders e análise documental de experiências anteriores. A partir disso, compreendemos o papel de uma governança multiatores como fator de sucesso para o projeto.


O Sistema Sebrae tinha o objetivo de elaborar um planejamento estratégico, considerando os desafios colocados para a organização e permitindo que as unidades federativas também utilizassem os direcionamentos regionalmente. A FDC fez parte do projeto com um método participativo, reunindo as UFs e o Sebrae Nacional. O planejamento foi apresentado e validado com os 84 dirigentes da instituição.