Ebook ICI®: Um novo olhar e um novo norte para a Gestão e para as Políticas Públicas.
Soluções para Organizações
Ver todasSoluções para Indivíduos
Ver todas
Sakura Alimentos
Renato Nakaya, sócio-fundador e chairman do Conselho de Administração da Sakura, e Roberto Otake, CEO, falam sobre o papel da FDC durante a estruturação do planejamento estratégico da empresa e na preparação e desenvolvimento de seus executivos.


O Ministério da Infraestrutura convidou a FDC para uma parceria no desenvolvimento de sua alta liderança. Criamos um programa focado em priorizar as ações estratégicas do Ministério, discutindo formas de financiamento e captação de recursos e como liderar essas ações. Em todos os encontros, o secretário executivo, Marcelo Sampaio, entre outras lideranças do MInfra, participaram ativamente.


Desde 2016, a Transpetro tem um contrato voltado para desenvolvimento educacional com a FDC. Realizamos diferentes programas estratégicos de desenvolvimento gerencial e de liderança. As soluções são customizadas, montadas de acordo com as necessidades imediatas. Hoje, os maiores desafios são a passagem de um ambiente de monopólio para mercado e as transformações digitais.


A Petrobras tem uma parceria de longa data com a FDC para o desenvolvimento de seus colaboradores. Nossos Programas de longa duração, como MBA e Especialização, assim como Programas executivos de curta duração, são muito procurados por gestores da empresa. O desafio atual é o desenvolvimento do Programa in company da Petrobras, voltado para todos os níveis de liderança.


Diante de mudanças e desafios estratégicos, a Cemig realizou, em parceria com a FDC, um Programa de Especialização em Gestão de Negócios. O Programa é voltado para líderes e talentos e tem o propósito de alavancar competências para contribuir no desenvolvimento da organização. Além disso, contempla também o uso de metodologias ágeis para endereçar questões estratégicas do negócio.


Acompanhando as mudanças do setor bancário, o Banco do Nordeste procurou a FDC para desenhar e conduzir um programa de sensibilização de toda a equipe. O objetivo era deixar o grupo a par dos impactos da transformação digital e mostrar como o Banco podia se preparar e atuar como protagonista.


O Ministério da Saúde vivia o desafio de capacitar e desenvolver profissionais da saúde em um contexto pandêmico. Em parceria com a FDC, criou o Programa “Gestão em Tempos de Crise”. 100% on-line e customizado, o projeto abordou conteúdos nas áreas de estratégia, transformação digital, liderança e governança colaborativa, desenvolvendo novos aprendizados e competências.


Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.


Quando foi eleito, o governador Ratinho Júnior solicitou à FDC apoio para a definição de uma nova estrutura organizacional para seu mandato, alinhada ao Plano de Governo proposto. Além de buscar uma estrutura mais eficiente, promovendo a melhoria dos serviços prestados pelo Estado, o projeto também auxiliou o governador na definição das suas lideranças e competências requeridas.