Visão Geral

A necessidade de novos modelos de gestão pública, direta e indireta, demandando maior eficiência, transparência e geração de valor público transformou a dinâmica das organizações, que viram a necessidade de assegurar melhores desempenhos. Com isso, líderes e gestores públicos são constantemente desafiados a entregarem resultados superiores. O programa da FDC trabalha novas competências de gestão e liderança para o atual contexto, extremamente complexo, ampliando o desenvolvimento dos participantes, melhorando a capacidade de perceber problemas, buscar recursos, criar soluções e estabelecer redes sociais, visando uma efetiva mudança organizacional.

Próxima turma:
30/09/2021 - Aulas das 9h às 13h
Online Síncrono e assíncrono
Carga horária
62 horas

INVESTIMENTO

R$7.900,00 (sete mil e novecentos reais)

CONDIÇÕES ESPECIAIS

10% de desconto para pagamento à vista.

OBJETIVOS

Percorrer uma trilha de desenvolvimento continuado, sensibilizando os participantes sobre a importância do seu papel na implementação de novas práticas, voltadas para resultados no atual contexto VUCA.

Liderança Organizacional

Desenvolver o líder como gerador de propósito, gestor de pessoas e executor da estratégia com foco em resultados, conhecendo as variáveis organizacionais, pessoais e relacionais.

1
Liderança de Equipe

Ampliar as competências para a gestão e o desenvolvimento de equipes, tendo como base o conhecimento sobre si, a organização e seu papel como líder e executor da estratégia.

2
Liderança de pessoa a pessoa

Compreensão sobre o impacto das características pessoais e relacionais no exercício da liderança, tendo como base a reflexão sobre cada indivíduo e seu papel como gestor.

3
Autoliderança

Trabalhar o autoconhecimento, a maturidade emocional, autonomia e a capacidade de influenciar o desempenho das pessoas da equipe para maior eficiência comportamental.

4
Gestão e desenvolvimento de equipes

Cuidar da dinâmica do time, conhecendo a equipe e estabelecendo uma comunicação e relacionamento, onde todos são responsáveis pelos resultados e pela qualidade do ambiente.

5

A QUEM SE DESTINA?

Programa voltado para gestores e líderes do setor público para aperfeiçoarem suas competências de liderança, gestão de pessoas e estratégica voltada para resultados.

RESULTADOS ESPERADOS

Exercer uma gestão voltada para resultados, compreendendo amplamente seu papel como líder, equilibrando aspectos técnicos e de gestão, desenvolvendo competências essenciais para adaptação em momentos de crise e uma melhor capacidade de lidar com pessoas.

Autoconhecimento e autogestão

Autoconhecimento para entender habilidades, competências e os pontos que precisam ser desenvolvidos para transitar entre os diferentes grupos e adaptar-se às mudanças.

1
Gestão e desenvolvimento de equipes

Cuidar da dinâmica do time, conhecendo a equipe e estabelecendo uma comunicação e relacionamento em que todos são coprodutores e responsáveis por resultados e qualidade do ambiente

2
Gestão estratégica em contextos de crise

Cuidar da relação entre as interfaces, identificar a realidade do ambiente e adaptar o seu estilo de acordo com o contexto que está inserido.

3
Responsabilização e tomada de decisão

Pensamento estratégico, planejamento e organização dos processos e rotinas de trabalho administrando situações, interesses e expectativas em busca de resultados.

4

Encontros

30/09 – Abertura. Período total: 4 meses com 1 a 2 encontros por semana, de 9h às 13h. Carga horária de 62 horas.

COMPONENTES

Metodologia com ações experimentais, aulas expositivas com ênfase em troca de experiências, reflexões sobre a prática e experimentação dos conteúdos em ambiente virtual de aprendizagem, sessões de acompanhamento das aplicações práticas e workshop de encerramento.

MÓDULO I - O líder de si mesmo - 12h

• Autoliderança; autoestima; percepção de si e valores pessoais; maturidade e inteligência emocional; motivação e comprometimento; estilos de liderança; construção da confiança como pilar da liderança; gestão dos medos; protagonismo; reflexões e diretrizes para o autodesenvolvimento e estruturação da atividade prática.

MÓDULO II - O líder e a alta performance  12h

• Novas competências para liderar as organizações diante das transformações do contexto atual: • Liderança: paradigmas e possibilidades • Liderança baseada em valores • Energizando pessoas para a alta performance • Rituais do gestor de pessoas: feedback, confiança e alinhamento • Liderança situacional • Liderança 4.0

MÓDULO III - O líder estratégico e o propósito  12h

• O papel do líder no desdobramento e na execução da estratégia organizacional; Líderes estratégicos podem fracassar na execução de uma estratégia se centrarem foco apenas nos objetivos racionais e de negócios, deixando de prestar a atenção necessária às emoções coletivas dos vários grupos de quem procura obter o apoio para sua pretendida estratégia. Estratégia ambidestra: longo e curto prazos. • Novo contexto do setor público contemporâneo. • Noções do Sincronismo Organizacional.

MÓDULO IV - O líder negociador e influente  12h

• Relacionamento interpessoal; capacidade de percepção dos outros em relação a si; flexibilidade; capacidade de ouvir e ser empático ao outro; comunicação e assertividade; poder e influência 360 graus; articulação; negociação; Comunicação não violenta; gestão em contexto de crise.