Sobre Pequenas e Startups
PortfólioConsolidação do modelo de negócio, evolução sustentável e capacitação das lideranças. Soluções ágeis e inovadoras para que as empresas avancem em gestão, operações e vendas, aumentando a produtividade e acelerando o crescimento. Conteúdo, presença e troca de experiência que viabilizam ambientes de negócios prósperos e promovem desenvolvimento social, melhorando processos e potencializando os resultados.
Clientes
Ver todosMuitas empresas já contaram com a expertise da FDC. Veja alguns dos clientes, de diversos segmentos e setores, que se desenvolveram em parceria conosco.


O Programa de Desenvolvimento de Líderes da Sabesp parte da definição do perfil de liderança e propõe um processo de mapeamento de candidatos. É dividido em fases: primeiro, os participantes têm acesso aos conceitos fundamentais. Depois, são divididos em turmas de acordo com o pipeline de liderança da organização para se desenvolverem. 350 participantes ainda vão para um processo de coaching.


O Programa de Desenvolvimento da Alta Liderança do Estado do Rio Grande do Sul tinha o objetivo de aprimorar competências dos servidores. A FDC desenvolveu uma metodologia baseada no conceito de pipeline. Com líderes em diferentes níveis, graus de complexidade e desafios, o Programa foi estruturado em 3 trilhas: Governador e Secretários; Secretários Adjuntos e Subsecretários; Servidores da Seplag.


Quando foi eleito, o governador Ratinho Júnior solicitou à FDC apoio para a definição de uma nova estrutura organizacional para seu mandato, alinhada ao Plano de Governo proposto. Além de buscar uma estrutura mais eficiente, promovendo a melhoria dos serviços prestados pelo Estado, o projeto também auxiliou o governador na definição das suas lideranças e competências requeridas.


Diante de mudanças e desafios estratégicos, a Cemig realizou, em parceria com a FDC, um Programa de Especialização em Gestão de Negócios. O Programa é voltado para líderes e talentos e tem o propósito de alavancar competências para contribuir no desenvolvimento da organização. Além disso, contempla também o uso de metodologias ágeis para endereçar questões estratégicas do negócio.


A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.


O Sistema Sebrae tinha o objetivo de elaborar um planejamento estratégico, considerando os desafios colocados para a organização e permitindo que as unidades federativas também utilizassem os direcionamentos regionalmente. A FDC fez parte do projeto com um método participativo, reunindo as UFs e o Sebrae Nacional. O planejamento foi apresentado e validado com os 84 dirigentes da instituição.


A Anvisa procurou a FDC para desenhar o Programa de Desenvolvimento de Líderes. Desde então, apoiamos sua aplicação e atualização. A metodologia é focada em competências de gestão de pessoas e comunicação interinstitucional, entre pares e com liderados. Em 2020, revisamos o Programa e incluímos um módulo específico de gestão do desempenho baseado em competências no contexto home office.


Desde 2016, a Transpetro tem um contrato voltado para desenvolvimento educacional com a FDC. Realizamos diferentes programas estratégicos de desenvolvimento gerencial e de liderança. As soluções são customizadas, montadas de acordo com as necessidades imediatas. Hoje, os maiores desafios são a passagem de um ambiente de monopólio para mercado e as transformações digitais.