Sobre Pequenas e Startups
PortfólioConsolidação do modelo de negócio, evolução sustentável e capacitação das lideranças. Soluções ágeis e inovadoras para que as empresas avancem em gestão, operações e vendas, aumentando a produtividade e acelerando o crescimento. Conteúdo, presença e troca de experiência que viabilizam ambientes de negócios prósperos e promovem desenvolvimento social, melhorando processos e potencializando os resultados.
Clientes
Ver todosMuitas empresas já contaram com a expertise da FDC. Veja alguns dos clientes, de diversos segmentos e setores, que se desenvolveram em parceria conosco.


Em 2013, iniciamos a parceria com a ANP, com programas de desenvolvimento voltados para suas lideranças. Ao longo dos anos, evoluímos para o desenho de um novo Modelo de Gestão de Pessoas, reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo a ser multiplicado. Foram quatro etapas: Mapeamento de Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho, Modelo de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.


A FDC recebeu o desafio de mudar o patamar de atuação do nível gerencial do BNDES, passando do status de técnicos de excelência para gestores e líderes. Foram cerca de 500 pessoas treinadas em dois anos. O programa abordou módulos de autoconhecimento, liderança, gestão de equipes, estratégia e relacionamento. Indicadores de resultados tanto qualitativos quanto quantitativos comprovaram o sucesso do PDG.


A Assembleia Legislativa do Ceará tinha como desafio o processo de revisão do seu planejamento estratégico de longo prazo, com alvo em 2030. A FDC entrou na parceria, apoiando a instituição durante todo o trâmite. Inicialmente desenhado para acontecer presencialmente, em março de 2021, foi retomado 100% on-line e teve seu lançamento oficial em maio do mesmo ano.


A ANM passou a ser uma agência reguladora e precisou implementar mudanças em seu modelo de gestão. A FDC preparou as lideranças para esse momento e também facilitou a elaboração do primeiro planejamento estratégico, a revisão dos processos críticos e a reelaboração da arquitetura organizacional. Agora, a parceria segue com o amadurecimento da gestão e o acompanhamento dos projetos.


Acompanhando as mudanças do setor bancário, o Banco do Nordeste procurou a FDC para desenhar e conduzir um programa de sensibilização de toda a equipe. O objetivo era deixar o grupo a par dos impactos da transformação digital e mostrar como o Banco podia se preparar e atuar como protagonista.


Desde 2017, a FDC apoia o processo de capacitação das lideranças da Anatel. Distribuído em três trilhas de desenvolvimento gerencial, a metodologia se articula de forma complementar, trazendo a experimentação de modernas ferramentas e técnicas de gestão. Em 2021, o programa passou a ser 100% on-line.


O Sistema Sebrae tinha o objetivo de elaborar um planejamento estratégico, considerando os desafios colocados para a organização e permitindo que as unidades federativas também utilizassem os direcionamentos regionalmente. A FDC fez parte do projeto com um método participativo, reunindo as UFs e o Sebrae Nacional. O planejamento foi apresentado e validado com os 84 dirigentes da instituição.


O Programa de Desenvolvimento de Líderes da Sabesp parte da definição do perfil de liderança e propõe um processo de mapeamento de candidatos. É dividido em fases: primeiro, os participantes têm acesso aos conceitos fundamentais. Depois, são divididos em turmas de acordo com o pipeline de liderança da organização para se desenvolverem. 350 participantes ainda vão para um processo de coaching.