Framework
Em períodos eleitorais, gestores públicos precisam de medidas e instrumentos estratégicos para nortear a construção de um novo ciclo e preparar a nova gestão para compreender e superar os desafios desse cenário. Pensando nisso, a FDC desenvolveu metodologias capazes de trazer equilíbrio ao período de transição de governo, que podem ser estruturadas em conjunto ou separadamente, de forma que se adeque a realidade de cada governo. Veja abaixo:

Plano de Transição
Nesse processo, a atual equipe de governo deve estar apoiada na construção de um processo profissional e transparente que aponte caminhos, ações, projetos e programas em andamento e proporcione condições de continuidade à gestão pública.
Reforma Administrativa
O início da gestão é o marco para as mudanças estruturais de forma sustentável e alinhada às prioridades. É hora de voltar o olhar para a transformação e melhoria da administração pública, a fim de aumentar a produtividade e os serviços de qualidade aos cidadãos.
Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo
A partir dos indicadores sociais e econômicos, o governo eleito precisa estar apoiado na construção e promoção de uma agenda de desenvolvimento, com metas sustentáveis, transformadas em políticas públicas coerentes para serem implementadas no seu mandato.
Plano de 100 Dias
Os primeiros 100 dias de mandato devem estar alinhados com o Plano de Governo, mas sobretudo com as necessidades sociais econômicas do governo, a fim de que possam desenvolver uma gestão realista, fundamentada e eficiente ao longo dos próximos anos.
Novo PPA
Muito além de uma exigência legal, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas ao longo de um período de 4 anos. Por isso, deve ser construído a partir de prioridades que tenham responsabilidade econômica e social, a fim de trazer equilíbrio para as contas públicas.
Capacitação
A transição de governo é desafiadora sob várias perspectivas e ter gestores públicos capacitados, faz com que eles consigam lidar e se comunicar de forma mais assertiva com a organização, seus líderes e liderados, tornando os resultados mais positivos.
Diagnóstico
O início de uma gestão demanda análise, preparação, sincronismo e estruturação social e econômica da antiga gestão. Para que a transição tenha a fluidez, um diagnóstico conseguirá estabelecer as prioridades, trajetos e prazos assertivos para a continuidade da gestão.
Seminários : Desafios do Governo
Com a promoção de uma agenda de debates é possível trazer um maior engajamento das equipes, alinhamento e compreensão dos desafios do processo de transição de governo, proporcionando o estabelecimento de prioridades e uma melhor gestão dos recursos públicos.
Modelo de Gestão
Implementação de estratégias para aperfeiçoar processos e facilitar a tomada de decisão. Se sustentar por evidências, compreensão dos custos, benefícios e os prováveis impactos das políticas públicas para garantir a sustentabilidade dos objetivos da gestão.
Mapa de Competências
Apoiar a equipe do governo eleito, no mapeamento e definição das competências de gestão necessárias para a ocupação dos cargos estratégicos de liderança.
Jornada de Desenvolvimento do Gestor Público
A definição de uma jornada customizada de desenvolvimento do gestor público, com foco nos papéis e nos desafios inseridos no âmbito das suas competências, dará sustentabilidade para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos da nova gestão.